Quando nosso personagem favorito é adaptado

by - 12:00:00


Hey queridos!

Há quem diga que durante uma roda de conversa surjam boas ideias e tenho que concordar. Ontem ao conversar (e ler) sobre o livro Batman: criaturas da noite, sob o ponto de vista de alguém fã do personagem (eu gosto, mas não o conheço tão a profundo), me vi pensando em tantos outros personagens (e livros, e séries...) que gostei e que foram adaptados, de alguma forma. E eu fico sempre com uma pontinha de receio quando vejo uma notícia dessas.  

Será que conseguirão captar a essência do personagem e do enredo? Vai ter aqueles diálogos que gostei tanto? São tantas minucias que até tenho de admitir que adaptar uma obra - principalmente se ela for querida - requer uma certa coragem. Afinal, quanto mais famosa, maiores as chances de ouvir reclamação. Porque nós, fãs, gostamos mesmo é do original #fato

Quer exemplos?

Eu não curti o filme (sob o quesito adaptação) baseado no livro O orfanato da Srta Peregrine para crianças peculiares. E o que me incomodou não foi a mudança de nome, de poderes, no enredo. Vou mudarem a essência. O clima do livro é diferente do filme. Okay, o filme é divertido, tem ação, uma fotografia bacana... 


Ao contrário do filme Extraordinário, baseado no livro homônimo, onde captaram direitinho a mensagem - linda - do filme. Recortes de falas, frases principais... O Auggie continua nos encantando, como no livro. Tudo era parecido. E foi isso que agradou tanto os fãs. É como se realmente aquele personagem que amamos tivesse ganhado vida. Isso é mágico!


Então, quando se fala em adaptações para filmes ou séries, sempre temos que ter em mente que o contexto, o público e a dinâmica são diferentes. Às vezes o livro é sombrio demais para um filme ou aquela característica pode não agradar tanto nas telonas. Então eu gosto sempre de fazer duas análises: o filme é bom? E ele foi uma adaptação que me agradou? Porque mesmo que o filme seja diferente do livro, ele pode, sim, ser de qualidade. 


Outlander foi um outro livro adaptado (muito bem) que me ajudou muito na época em que estava promovendo a leitura coletiva. Por ter um contexto histórico muito forte, vários nomes, eu ficava meio perdida. E a série me ajudou a organizar na minha cabeça e a entender. E apesar das diferenças, porque elas existirão sempre, foi inevitável não imaginar a Claire e o Jamie diferentes do da série. 

Aaah, e mesmo quando é o contrário é difícil. Eu lembro que quando saíram os mangás baseados na série Sherlock, eu fiquei em êxtase! E depois nervosa? Será que iriam transcrever bem a euforia do Sherlock? Mas eu gostei. Soube depois que os episódios também foram transformados em livros, porém estes ainda não pude ler. (Espero em breve poder). 


A verdade é que as releituras, indiferente do teor delas, estão em alta. Então é preciso que nós saibamos lidar com elas. Paciência, querido. Talvez não acertem e mudem seu personagem que tanto ame? Pode acontecer. Mas você também pode se surpreender. Mais vale aguardar e dar uma oportunidade. E nada de pré - julgamentos, ou sair xingando, sem que a obra final tenha sido apresentada. 

E vocês? Tem algum caso de adaptação que gostaram (ou não)? Sempre ficam inseguras?

Beijos!

You May Also Like

0 Comments