E se eu quisesse ser... Ilustrador?

by - 12:02:00

 


Oie queridões, como vão?

Ainda me lembro até hoje do dia em que estava assistindo "A proposta" e ao ver a personagem trabalhando como editora, pensei: preciso de um emprego assim! O tempo passou, eu segui outros rumos, até ser atraída novamente para esse desejo. Ai temos aquele momento de nos questionarmos de o porque não termos feito essa escolha antes. Talvez por não conhecer todo o leque de possibilidades? Insegurança?

Pensando nisso, criei uma série de posts onde descobriremos mais destes cursos de uma maneira mais descontraída. Como? Conversando com que vive desse trabalho! Gostou? 

E a primeira convidada da nossa coluna é a Lúcia Lemos. 

Sobre ela
 
Olá, tudo bom? Meu nome é Lúcia Lemos, uma carioca em formação de Comunicação Visual Design pela UFRJ. Ainda no ensino médio comecei o estudo de design e ilustração, me formando como Técnica em Multimídia pelo NAVE em 2012.

Desenvolvo projetos de Ilustração e Design Gráfico para livros impressos e digitais, Concept-Art e Storyboard para jogos e animações, Design de personagens, histórias em quadrinhos e infográficos. Gosto de trabalhar tanto com pintura digital quanto Aquarela.

Já trabalhei como Ilustradora, Concept Artist e Storyboarder para a AONDÊ Educacional e realizei diversos projetos de ilustração como freelancer. Além disso, publico alguns projetos autorais como quadrinhos, contos e os livros da Saga Aika.

Páginas dela: Site | Aika (Facebook)

Vamos às perguntas?

Oiie Lucia! Obrigada por ter topada responder às perguntas! Conta um pouco sobre você, o que te fez querer trabalhar com ilustração?

Olá! Então, na verdade comecei minha vida desenhando. Acho que meu desenho mais antigo foi de quando tinha 3 anos… e como gostava muito de criar histórias também, costuma a grampear folhas de papel montando livrinhos onde escrevia e ilustrava todas as histórias que me vinham a cabeça. Acabei trabalhando como ilustradora porque vendia desenhos desde muito nova e vi que isso poderia ser uma boa fonte de renda.

Quais foram os cursos feitos por você?

Eu fiz um técnico em multimídia integrado ao Ensino Médio no colégio NAVE. Também fiz um curso de design de livros e capas. Hoje estou no final de Comunicação visual - Design pela UFRJ. 

Você recebeu um novo trabalho. Quais os primeiros passos a serem feitos?
Lucia Lemos

Começo perguntando ao autor que me pede as artes todas as informações necessárias e, quando há tempo, leio todo trabalho dele (no caso de livros ilustrados). Então, faço um rascunho básico, envio para o autor e se aprovado, começo a pintura. No caso de capa e diagramação de livros, eu analiso toda a história para definir um bom design, se aquele trabalho necessita de algo em vetor ou em pintura…sou muito cuidadosa e me planejo, além ficar sempre em contato com o cliente.

Para você, qual a importância da ilustração nos livros?

Acho que eles podem servir como apoio ou complemento, adicionando características novas a obra ou tornando-a mais bela, detalhes sutis que ficam no inconsciente do leitor. Não vejo apenas como um adorno de página, vejo como um trabalho verdadeiramente artístico e que deveria ser mais valorizado.

Você também capista, então aproveita e conta um pouco para gente sobre como é o seu processo de criação das capas? 

Na verdade, ele é semelhante ao de ilustração, porém, com mais etapas. Faço testes de miniaturas para ver se a capa funciona bem em tamanho pequeno (em caso de ebooks e catálogos de web), testes de impressão para acertar as cores e trabalho bastante com a identidade visual e os textos que devem entrar no verso e nas orelhas. Não trabalho com fotografias, somente com ilustrações para capas, então mando os estudos para o autor e converso muito com ele, além de auxiliá-lo quando for para gráfica em caso de impressão.

Você poderia nos dizer um momento bom que lhe aconteceu (ou algo que goste) por conta da profissão? 

Quando os fãs de uma autora que gosto muito e para quem fiz várias ilustrações de personagem me encontraram pessoalmente e conversaram comigo, apaixonados pelas artes e se identificando com elas. E o mais recente, quando fiz uma caricatura para um cientista falecido, sendo que o desenho iria entrar em um prêmio em homenagem a ele. Ele morreu de um câncer fatal e deixou seus companheiros de forma abrupta, mas quando as pessoas viram o desenho que fiz dele, se emocionaram tanto que quase chorei. Fiquei muito tocada com esse último trabalho. Acho que esse contato com o cliente, principalmente com autores independentes como eu, que faz com que me sinta feliz fazendo isso.

E uma dificuldade que enfrenta?

A maior é a desvalorização que enfrento. Algumas pessoas acham absurdo cobrar mais de 100 reais em uma arte, dizendo que o sobrinho deles poderia fazer de graça ou que faço aquilo em segundos, não levando em conta os quase 8 anos de estudo que já possuo, todo meu treinamento árduo e custo de material, fora dedicação para pesquisar e dar o melhor em cada projeto… isso é muito frustrante. 

Alguns trabalhos:

Capa Pietra


Ilustração livro Guardians

Sobre a profissão: 

O(a) Ilustrador(a) é quem produz ilustrações, elementos gráficos, identidades visuais de marcas, storyboards, concepts de cenários, personagens, realiza pintura digital de imagens, ilustração vetorial, animação 2D, materiais para aulas EAD, fotomontagens, entre outras atividades que envolvam desenho, para uma empresa ou serviço. Este(a) profissional também é responsável por “dar a cara” a projetos e zelar pela qualidade do produto final, para que seja único, inovador, distinto, representativo e facilmente reconhecível para aqueles que o consumirem. (Leia o restante sobre o curso no blog Tutanto.)

Bom, pessoal, espero que tenham gostado! Não deixem de conferir os links externos e ficar ainda mais por dentro sobre o assunto. :D

Beijos!




You May Also Like

12 Comments

  1. Ser ilustrador deve ser tão legal, mas ao mesmo tempo desafiador!
    Adorei as ilustrações dela e também da ideia do post!

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Monique!

      Que bomm! Também acho ilustrador um trabalho bacana :D

      Beijos!

      Excluir
  2. Adoro conhecer novos ilustradores. Não conhecia o trabalho da Lúcia, mas gostei do traço dela e de conhecer um pouco mais sobre o trabalho de um ilustrador. Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Nossa, adorei teu post e a entrevista com a Lucia! O trabalho dela é incrível, quanto talento. <3
    Acho capas de livros ilustradas muito mais atraentes e bonitas do que as com fotos, acho que demonstra um maior interesse do autor e uma maior sinergia da ilustração com a história do que fotos conseguiriam reproduzir. É um trabalho lindo que eu admiro muito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie!

      Aah que bom saber!! Também acho as capas ilustradas lindas demais! Um sonho saber desenhar hahah

      Beijos

      Excluir
  4. É um trabalho bastante interessante. Sempre adorei desenho, porém sem qualquer jeito ou bem, à minha maneira, e não o suficiente para ser ilustradora, sou melhor com as palavras :)
    Mas admiro quem tem!
    Gostei

    http://gestoolharesorriso.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Carol!

      Somos duas hahahah Fico feliz que gostou do post! Os próximos posts são mais voltados à escrita!

      Beijos!

      Excluir
  5. Eu sempre achei essa profissão linda e apesar de me arriscar pelo mundo do hand lettering não sei se seguiria haha acho que faço mais por hobbie :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Lu!

      Hand Lettering é dificil pra caramba hahahah Tem que ter um certo jeito. :) É um hobbie legal!

      Beijos!

      Excluir
  6. Oie, tudo bem? Gente que série de posts mais criativa. Gostei muito da iniciativa com certeza irá ajudar muitas pessoas que querem seguir alguma carreira em específico. Eu amo ilustrações, acredito que quem desenha tem um dom à parte, algo que simplesmente não sei explicar. Conheço várias ilustradoras e admiro o talento delas. Parabéns pelo post. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Erika!

      Eu super acho que é um dom! Admiro bastante. Fico feliz que gostou da série :)

      Beijos!

      Excluir