Resenhando: Sonata em Punk Rock, de Babi Dewet

by - 20:17:00



" A vida é como uma orquestra: são necessários muitos instrumentos em harmonia para que a música toda faça sentido. Mas, na maioria das vezes, você nem sabe tocar esses instrumentos. E sempre vai ter alguém dizendo que seu gosto musical é ruim, mesmo que seja o som que te faz feliz. E isso é um saco! Principalmente quando se é jovem e cheio de sonhos. 
Às vezes, para assumir a regência de nossas vidas, precisamos trocar a partitura. Afinal, porque alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock?"


Hey queridões, como vão?


Você já teve um sonho, né? Okay, provavelmente você está pensando em algumas respostas, vamos ver se advinho?

A) Sim, já sonhei e estou vivendo meu sonho!
B) Sim, mas tive que correr atrás de outras coisas
C) Não, o que é sonhar?

Valentina (mas você pode chamar de Tim, ela prefere) é uma moça que sempre fez de tudo para ser a filha perfeita, principalmente depois que o (cretino) de seu pai abandonou a ela e a mãe. Música sempre foi algo natural para Tim. Ela canta, muito bem, por sinal. E querer aprender algum instrumento foi automático, mas com a curta grana disponível, ela fez uso dos videos da Internet (pensou que ela ia desistir, né?). 

Acontece que quando saímos do Ensino Médio somos cobrados a escolher uma profissão que guiará nossa vida adiante. E é aqui em que você faz a escolha entre A, B ou C. Tim queria viver de música e apesar de descrente de que conseguisse cursar a Academia Margareth Vilela (por motivos financeiros), ela mandou uma carta e fez testes. 

E quando a carta de admissão chegou, dizendo que ela não somente foi aceita, mas que tinha um tal de ouvido absoluto ( um dom que te permite entender todas as notas), Tim ficou sem ar. E agora? O que faria? Imploraria para trabalhar em troca de uma bolsa? 

Eis que o destino lhe manda a solução vestida de terno elegante, um talentoso violinista e há dez anos sumido de suas vidas, se oferecendo para pagar o curso. Apesar de contrariada, Valentina Gontcharov aceita. Ela precisa provar à ela e a mãe que é capaz de vencer as dificuldade e mostrar ao seu progenitor o que ele perdeu. 

Acontece que a academia se tornou um verdadeiro desafio. Como uma menina punk rock conseguiria sobreviver em meio à musica clássica? E tudo piora quando Kim cruza seu caminho de maneira avassaladora. 


" Se não for difícil, não tem esforço. E, se não tem esforço, ninguém se torna mais do que mediocre. (..) Se estiver fácil demais, você está fazendo errado."


Sonata em Punk Rock vai falar de sonhos. Sobre a importância de se fazer a escolha certa, por mais difícil que isso se torne. Por mais que muitos ao seu redor lhe digam que é um absurdo. Mas, deveria ser? "Tocar o que nos faz feliz" não me parece um erro. E Valentina, Pedro, Sarah e Fernando (e até Kim) vão reafirmar isso. 

(nota da blogueira: Não importa se você tem dezoito, vinte ou trinta anos. Ou quem sabe oitenta! Se você respondeu as letras B ou C, deveria repensar. Seriamente. )

Babi Dewet narra o livro em terceira pessoa, nos permitindo conhecer um pouco de todos os personagens, uma vez que a narrativa assume alguns focos. Ora em Tim, ora em Kim ou outro personagem. Por se passar em uma Cidade de Música, o que mais você terá é dicas de música. Rock e música clássica, principalmente. 

(nota da blogueira: não sou de ouvir rock, mas Tim me convenceu a dar uma chance. Já baixei a playlist). 

A leitura é rápida e gostosa e quando percebemos, uma tarde já se passou e o livro acabou (deixando aquele gostinho de quero mais). Além da importância dos sonhos, vai abordar questões familiares de abandono, a amizade e diferenças entre classes sociais. 



Sonata em Punk Rock

Autora: Babi Dewet

Onde comprar: Amazon | Saraiva







Vocês já leram?

Beijos!



You May Also Like

19 Comments

  1. Achei a história bem interessante. Vou adicionar na listinha para ler 😍

    Beijos,
    https://ohamoramia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiie Jess

    Espero que goste da leitura

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar neste livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura!!

    Acho ótimo que a leitura tenha sido tao gostosa e que tenhas refletido sobre a dificuldade de certas escolhas.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Quase comprei esse livro na bienal de SP e me arrependo de não ter comprado. Fiquei contente por você ter curtido a leitura e ter se convencido a ouvir rock. Eu amo rock e acho que esse livro vai acrescentar muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie

      Sim! Dá uma olhada na Playlist dele (joga o nome no Spotify!). Beijos1

      Excluir
  5. Eu já ouvi falar tanto desse livro, mas nunca dei uma chance... Preciso adicionar a minha lista de compras e logo! Sua resenha só atiçou ainda mais minha curiosidade por essa história kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Beijão,
    Abby
    https://linhastortasb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie

      Espero que ponha logo e mais, adore a leitura!!! Depois me diz!

      Beijos

      Excluir
  6. Esse livro está na minha lista de desejados a tempos! Nunca li nada da autora, mas pretendo muito começar com essa história, já que sou apaixonada por música.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie

      Aah entao vai gostar. Toda hora tem uma referencia!

      Bjs

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu estou louca para ler esse livro. Sou apaixonada pela trilogia Sábado à noite da Babi e dizem que esse livro é ainda melhor.
    Adorei a premissa do livro e seus comentários me deixaram ainda mais animada. Não sabia que tinha playlist, mas já vou procurar para ouvir quando for ler.
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie

      Estou querendo ler essa trilogia!! Procura no Spotify!

      Beijos

      Excluir
  8. Eu sou louca pra ler os livros da Babi, pra conhecer a leitura dela. Acho que vou começar por esse haha.adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  9. Li apenas um conto da autora, mas adorei a escrita jovem e cheia de referências.
    Esse livro já está na minha listinha, e depois da resenha fiquei bem mais curiosa para ler.
    Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie

      Espero que goste!
      Vou dar uma olhada nesse conto :)

      Beijos

      Excluir
  10. Olá
    poxa, a baby é tão amor, eu adoro os pucos livros que li dela apesar de ser bem adolescentes mas acho incrível como ela junta leitura com musica haha adorei sua resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie

      São sim!!! Eu gosto porque sempre podemos aprender musicas novas hahah

      Beijos

      Excluir
  11. Nem sabia do que o livro tratava, mas já adorei! Essa questão de não desistir dos sonhos é muito importante, porque pode ser a chave para nossa felicidade ou infelicidade. Ficar a vida toda pensando "e se" não é nada legal, se arriscar e correr atrás é sempre melhor.

    ResponderExcluir